Marcadores

terça-feira, 30 de março de 2010

Que Trabalho Temos ?

Ainda em relalçao ao "Mundo do Trabalho" , realizamos as atividades eguintes com a intenção de ampliar o conhecimento das profissões existentes, assim como ensaiar escolhas profissionais possíveis. E para isso, pedimos para os que os jovens escrevessem em uma folha as profissões que eles queriam ser quando eles eram crianças, e do outro lado da folha todas a profissões que eles conhecem. Em uma outra folha 5 profissões que el@s mais se identificam, assinalando is pontos positivos e negativos de cada uma delas. Procuramos ressaltar quais habilidades e caminhos seriam necessários para chegar nas profissões escolhidas (quanto tempo de estudo, quais cursos, onde estudar, etc.). Muitas coisas saíram desde jogador de futebol a motorista de caminhão. E pedimos para pensarem se mudaram de opinião ou não em relação à infância e porquê.
Em subgrupos fizemos explorações ao Centro de Apoio ao Trabalhador – CAT, onde @s jovens tiveram a oportunidade de participarem de palestras sobre como as empresas contratam jovens, como deve-se comportar em uma entrevista de trabalho, como elaborar um currículo e na ultima parte da palestra, @s jovens fizerem um cadastro no balcão de emprego. De poucos jovens que foram até o CAT, até que esses cadastros surtiram efeito, três jovens conseguiram entrevista e dois foram chamados para trabalhar, em shoping como vendedores, mas foi uma primeira oportunidade que deu certo. Sendo que uma das jovens é mãe e separada do marido e ela estava precisando muito de uma oportunidade de trabalho na vida dela, e o melhor é não precisará deixar o programa.


Profissões do Futuro

Para brincar com a imaginação e ambição d@s jovens entregamos para cada um del@s uma profissão diferente de acordo com uma reportagem da revista Você & A sobre as profissões do futuro, com salários altíssimos o menor era cerca de R$ 12.000,00. Logo em seguida pedimos para apresentarem duplas em forma de tele jornal as profissões que cada um tinha em mãos, ficaram impressionados com cada profissão mas também notaram que é necessário muito, mais muito estudo e dedicação para alcançarem, como el@s disseram uma boa colocação no mercado de trabalho.

Apresentação das profissões do futuro...

2 comentários:

  1. E aí gente,

    Estou acompanhando as postagens de vocês. Fica uma pergunta: o que vocês têm encontrado nas expplorações? Elas respondem às suas perguntas: o que serei daqui a dez anos? Quais são minhas habilidades?

    Abraço!

    Edson

    ResponderExcluir
  2. Temos encontrado nas exploraçõe,mais conhecimento,mais habilidades.sim responde e muito.Daqui a dez anos serei uma mulher bem mais experiente.minhas habilidades no curso coisa que eu não tinha era trabalhar em grupo e a esperiência é muito boa.estou amando fazer este curso não me arrependo nenhum pouco.Sou da Familia JOVENS URBANOS 6º EDIÇÃO.....Paloma lageado....

    ResponderExcluir