Marcadores

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Todos ao cinema....

Fomos assistir o filme "Uma onda no ar" junto com os jovens da casa dos meninos. O filme baseado em fatos reais conta a trajetória da Rádio Favela, e dos jovens que tinham o ideal de levar os problemas da favela para além da favela, levar a voz dos morros para o asfalto e a partir dessas escolhas de combater o racismo e tornar público as dificuldades enfrentadas pelos moradores da favela, coloram a vida em risco e pagaram um preço alto por reinvidicar direitos. O retorno foi caloroso muito debate, muita discussão, levantamos algumas questões como:
quais eram os objetivos do grupo? quais problemas denunciavam? quem apoiava essas idéias? quem era os apoiadores principais dessa causa? quem financiava? entre outras questões pertinentes na analise de ações coletivas com apoio da comunidade.

Rap que a turma criou

Moro num país de resistência
onde cada um sofre as consequências
cada um, cada um
cada qual, cada qual,
você vai tentar mudar
ou vai deixar tudo igual?

Negro drama nesse país não tem vez
toda corrupção foi os policiais que fez
mas também tem os políticos
que rouba e quem manda prender?

De quebrada em quebrada
vem ai a união
e nois preto vem rimando
como forma de expressão

Muleke de 10 anos já começa a traficar
as menininhas aos 12 já começa e engravidar

Mas não paro de bobeira nesse loko mundão
não vacilo vou pra frente sempre prestando atenção
tem maluco que vacila usa droga que bobão
prefiro ter a paz e Deus no meu coração.



Esse filme teve uma repercussão grande no grupo, principalmente pela proximidade com a realidade que vivemos, identificaram muitos problemas parecidos e o fato de serem jovens conscientes da realidade e com idéias que foram além do que todos imaginavam, e principalmente em perceber qeu é possível organizar a comunidade e brigar por direitos.