Marcadores

terça-feira, 30 de março de 2010

Mundo do Trabalho?

Nas próximas semanas iremos focar nossos encontros no território do “Mundo do trabalho”: Iniciamos com as seguintes perguntas norteadoras: Mundo do Trabalho? Que trabalho temos? Que trabalho queremos?.
Começamos nossas atividades procurando saber as habilidades e dificuldades que @s jovens possuem a partir do olhar d@ outr@ e também nas habilidades que el@s mesmos sabem que possui.
E para nos ajudar nessa reflexão realizamos a seguinte atividade: colamos uma folha de sulfite em brando nas costas de cada jovem, logo após pedimos para ele escreverem nas costas uns dos outros sobre as habilidades que ele enxergam que cada membro do grupo possui. O resultado foi muito bom, pois muitos ficaram surpresos com as habilidades que apareceram, alguns nem haviam pensado nas possibilidades que apareceram.

Também fizemos a seguinte atividade utilizamos colchonetes e pedimos para @s jovens deitarem (um momento de relaxamento) e se imaginarem de como estaria a vida del@s daqui a 10 anos, se teriam estudado, qual faculdade, que tipo de trabalho, ou emprego teriam, que bens adquiriam, o que conseguiram conquistar nesse período, pessoalmente e profissionalmente... E logo depois fizeram um desenho sobre o que imaginaram, saíram trabalhos muito interessantes, bastante ambiciosos e boas perspectivas...

E para nos ajudar nessa reflexão sobre “Trabalho” e “responsabilidade” assistimos no CEU Lajeado o filme! Grande Menina, Pequena Mulher, (indicado pel@s jovens)

Sinopse
Em Grande Menina, Pequena Mulher, Molly Gunn (BRITTANY MURPHY) é super popular no cenário social de Nova York. Ela é a exuberante filha de um falecido e lendário astro do rock e está no topo da lista VIP da cidade: os estilistas querem desenhar suas roupas, os rapazes querem sair com ela e sua festa de aniversário tem os convites disputados. Sua vida é uma festa o tempo todo.

Porém, quando sua herança é roubada pelo contador, tudo isso acaba e Molly é forçada, pela primeira vez, a arrumar um emprego.

Ajudada pela melhor amiga Ingrid (MARLEY SHELTON) e pelo caçador de talentos Huey (DONALD FAISON), Molly arruma em emprego como babá da filha de uma poderosa executiva da música, Roma Schleine (HEATHER LOCKLEAR). A criança é Ray Schleine (DAKOTA FANNING), uma menina precoce e ansiosa de 8 anos "quase chegando aos 40", obcecada por germes e com mania de perfeição. Distante emocionalmente da mãe, Ray foi criada por babás, sem qualquer estabilidade. Por isso tenta controlar tudo que pode.

Molly nunca precisou ter responsabilidade, enquanto Ray carrega o peso do mundo. Uma vai ensinar à outra como se comportar de acordo com a própria idade.


Também no Ceu Lajeado pedimos para os jovens ensinarem algo que sabiam fazer para um outr@ jovem do programa, foi muito legal, pois até linguagem de sinal apareceu, dança, música, receitas culinária...
Veja a seguir algumas fotos desses encontros....


Mundo do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário