Marcadores

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Retornando...

Salve salve turma... depois de alguns dias de recesso, a alegria do retorno, as espectativas para mais um ano de experiências, trocas e convivência grupal estamos aqui!!!
vamo que vamo esse ano promete...
a turma voltou no maior gás, muitas expectativas muita energia, curiosidades, iniciamos fazendo algumas provocações sobre direito a cidade, as relações que estamos desenvolvendo quanto jovens. Formamos alguns grupos de pesquisa como: Cidade e juventude o que tem a ver, Pesquisa sobre temas e filmes para o planejamento e jovens de Guaianases.
Surgiram muitas idéias... algumas já colocamos em prática, como explorar a galeria do Rock, Olido, Independente... com o objetivo de discutir as tribos juvenis, espaços de diversidade na cidade, democracia e respeito entre grupos assim como a intolerância que resulta em violência e mortes entre jovens.

Alguns resultados dessas discussões: Zine, textos, cartografias, vídeos, rap entre outros...

Veja fotos do Zine...






Texto produzido por um dos grupos
Jovens e a cidade
O Programa jovens urbanos tem uma função enorme neste bairro. Com ele jovens estão tendo uma visão de bairro e cidade como um só corpo, descobrimos que fazemos parte sim dessa cidade de São Paulo, mesmo sendo um bairro (Guainaases) pobre temos expectativas de que temos um futuro melhor, pois com a ajuda do programa descobrimos que no nosso bairro existe cultura, estudo e até mesmo trabalho. Temos o dever de cuidar e mudar o que é nosso podemos mudar o nosso bairro e assim mudar um pouco a nossa cidade.
Nesse pouco tempo do programa jovens urbanos avaliamos nossos conceitos, atitudes e o que oferecemos ao bairro e o que ele oferece para nós? Temos muitos talentos que estão sendo descobertos entre nós, descobrimos que juntos podemos fazer a diferença, que somos capazes de mudar o nosso futuro. O PJU marcou –nos para sempre pois levaremos amizades, histórias, trabalhos, aprendizados, conhecimentos de tudo o que tem aqui para toda a vida, pois o programa não mudou os jovens apenas mostrou o que ele são por dentro capazes de atingir a lua se acreditar.
Jovens Urbanos 5ª Edição